Nossa Senhora do Desterro tem origem na Bíblia como nos narra São Mateus em seu Evangelho (Mt 2, 13-23), quando a Sagrada Família teve que fugir com o Menino Jesus para o Egito, por causa da perseguição do Rei Herodes. Nossa Senhora permaneceu cerca de quatro anos fugitiva, desterrada no Egito. A Festa da Padroeira é um evento cultural e gastronômico que ocorre anualmente,  no município de Turvelândia.

A devoção dos refugiados, os que não tem Pátria, os que não tem esperança no futuro. Como os milhões de brasileiros que saem do país em busca de uma vida melhor. Ou os milhões de refugiados da guerra ao redor do mundo. Nossa Senhora do Desterro é a padroeira dos que tiveram que deixar sua Pátria para procurar trabalho em outro lugar ou se refugiaram em outras terras. Na Itália, ela é a Madona degli Emigrati, a Mãe dos imigrantes. É a Mãe à qual todos rezam para serem bem recebidos em terras estrangeiras, para conseguirem novas amizades e trabalho.

A Tradicional Festa da Padroeira Nossa Senhora do Desterro de Turvelândia foi um sucesso absoluto, contou com o apoio de toda comunidade turvelândense, houve leilões nos dias: 05/08, 12/08 e 19/08, carreata da fé no dia 05/08 além de um belíssimo Baile Dançante no dia 26/08.