Prefeita Reila Naves fará em breve entrega de NOVOS UNIFORMES aos alunos da rede municipal de ensino de Turvelândia. “Queremos cada vez mais investir na educação e bem estar dos alunos!”, relatou a prefeita Reila.

O uso de uniforme por estudantes teve influência do exército, que já adotava esse estilo de vestimenta única para todos os seus militares. No Brasil, eles começaram a ser utilizados por estudantes a partir de 1890, na Escola Normal, localizada em Niterói, no Rio de Janeiro.

Quando foram criados, um de seus objetivos era representar a tradição da escola, com seu símbolo e cores. Os alunos ao vestirem o uniforme deviam manter um comportamento exemplar, zelar pelo nome e imagem do estabelecimento ao qual pertenciam, dentro e fora dele.

Atualmente a maioria das escolas adota o uniforme para crianças e adolescentes. Na verdade ele é um item prático, que facilita o controle de vestimenta pela escola e representa para os pais uma economia com as roupas dos filhos.

Ao adotar o uniforme a escola tem por objetivo uma série de medidas que visa beneficiar exclusivamente o aluno, e que não se limita a apenas igualá-los. Conheça alguns deles:

Segurança aos alunos: evita que outras pessoas se infiltrem no meio escolar, possibilita a identificação dos alunos em possíveis situações de perigo na rua e ainda contribui para evitar a evasão escolar;
Economia: evita o uso de roupas normais, representando uma economia financeira considerável.
Respeito: incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pelas escola, o que é fundamental para a vida em sociedade.
Igualdade: evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes. Atua também evitando determinadas situações discriminatórias que ensejam a prática de bullying.
Atenção voltada para o aprendizado: o uso do uniforme mantém o foco do aluno na aprendizagem, pois todos igualmente fazem parte do grupo e possuem os mesmos interesses, no caso a aprendizagem.