Secretaria Municipal do Bem Estar Social

SECRETARIA MUNICIPAL DO BEM ESTAR SOCIAL

Secretária: Osélia Lúcia de Carvalho Alves

Endereço: Avenida José Mário da Costa Rezende nº 13 Centro Turvelândia - Goiás CEP: 75970-000

Telefone: (64) 3642-8025

e-mail: assistencia@turvelandia.go.gov.br

Horário de Atendimento: Das 08:00 h às 11:30 h Das 13:30 h às 17:00 h

Projetos e Ações desenvolvidos pelo Serviço Social de Turvelândia

O Projeto 3ª Idade em Ação visa proporcionar aos idosos atividades que possibilitem a convivência, tendo em vista a troca de experiências, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade…

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) é um conjunto de ações continuadas desenvolvidas necessariamente nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Cabe ao PAIF a prestação de serviços de acolhimento, acompanhamento, inserção em serviços socioeducativos e de convivência, desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e encaminhamento das famílias para demais serviços socioassistenciais e de outras políticas. A ação principal do Programa é o acompanhamento sociofamiliar.

É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.
Depois de efetuar o Cadastro Único de Família, o MDS irá analisar se a família preenche os requisitos e se tem direito em receber o Bolsa Família…

O CAD Único é regulamentado pelo Decreto nº 6.135/2007 e pela Portaria 177/2011 do Governo Federal, e consiste em num instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. A cada pessoa da família cadastrada é atribuído um Número de Identificação Social – NIS de caráter único, pessoal e intransferível. Por meio do CAD Único as famílias podem ser selecionadas para programas e/ou benefícios sociais dos governos federal, estaduais e municipais…

O benefício consiste no pagamento de um salário mínimo mensal às pessoas idosas e pessoas com deficiência, cuja renda familiar por pessoa não ultrapasse o correspondente a ¼ do salário mínimo por mês.

O BPC integra a proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e deve ser prestado em articulação com os diversos serviços da assistência social e de outras políticas, na perspectiva de ampliar a proteção a idosos e pessoas com deficiência e suas famílias. É um benefício financiado integralmente com recursos do Governo Federal…

           O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.  modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Um projeto de CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS,  prevenindo situações de risco e vulnerabilidades, investindo no desenvolvimento de potencialidades…

       O Projeto VIDA – Acolhimento à Gestante e Família, desenvolve atendimento interdisciplinar às gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, de qualquer idade e em qualquer fase de gestação, porém, prioriza a adolescente, integrando-a ao grupo social e familiar garantindo sua saúde e bem-estar físico, emocional e psíquico, bem como o desenvolvimento saudável de seu bebê.